Energia Solar Fotovoltaica Aplicada na Construção Civil
O mundo está mudando e todos nós estamos exigindo por um mundo mais vivo, mais sustentável.
Mas o que realmente isso quer dizer e o que isso reflete para o setor da construção civil?
Como a informação está livre para todos os consumidores e os clientes estão pedindo por produtos mais sustentáveis.
E a construção civil não está longe de ser afetada, pedindo mais condomínios sustentáveis, ou seja, com mais áreas verdes, energia renováveis, captação de água de chuva.
Só para se ter uma ideia, em uma pesquisa realizada pela revista Dinheiro, mostra que para 81% das pessoas ouvidas, é muito importante que a estrutura do empreendimento tenha iniciativas voltada à economia de água e de energia.
E você quem quer atender, a parte dos 81% ou dos 19%? Então descubra como tornar seu imóvel mais atrativo.
Portanto aqui você vai conhecer os usos para a construção civil, os benefícios e tudo que um empreendimento fotovoltaico somado ao da construção civil agrega valor para o condomínio e para a sociedade.
Para começar eu vou listar os usos, benefícios e os valores agregados que vou citar neste blog para o setor da Construção Civil.
- Funcionamento do Sistema Solar Fotovoltaico
- Locais disponíveis para instalar o Sistema Solar Fotovoltaico
- As regras que regem o setor de geração distribuída
- IPTU verde
- Benefícios para a construção civil
Para começar vou falar um pouco sobre o funcionamento do sistema solar fotovoltaica.
Como você já sabe o sistema solar fotovoltaico é um sistema composto por 2 principais equipamentos, o módulo fotovoltaico e o inversor.
O módulo fotovoltaico recebe a radiação solar e transforma esta radiação em energia elétrica por causa do efeito fotoelétrico.
Esta energia é gerada em corrente contínuo. Para o nosso uso, temos que passar para a corrente alternada e essa transformação acontece no inversor.
O inversor é responsável por deixar a rede elétrica sincronizada com a energia gerada pelos módulos, e converter a energia elétrica de corrente contínua para corrente alternada e com isso pronta para o nosso consumo.
Como sabemos os módulos fotovoltaicos transformam a radiação solar em energia elétrica, portanto precisamos de algum local que tenha acesso direto a essa radiação.
Essa radiação solar vem direto dos raios solares, portanto não está ligado ao calor.
Então, em quais locais nós podemos instalar o sistema solar fotovoltaico?
Bom temos diversas opções, podemos instalar em lajes, coberturas de estacionamento, quadras, jardins, áreas sociais, áreas correlatas e demais locais que tenha sol ao longo do dia.
Outro ponto que temos que levar em consideração é a posição que os módulos vão ser instalados.
Isso quer dizer que eles devem, idealmente, estar instalados para o norte geográfico, porém nada impede que sejam direcionados a outros ângulos.
Locais utilizados na Construção Civil para o Sistema Solar Fotovoltaico
E devemos evitar locais que tenham sombreamento durante o dia, mesmo que seja em parte do sistema solar fotovoltaico.
Pois a sombra pode afetar significativamente o seu sistema solar fotovoltaico. Ele pode inviabilizar todo o seu projeto por causa de pequenas sombras.
Isso acontece quando é utilizado o inversor de String que é o inversor que trabalha com uma série de módulos fotovoltaicos.
Neste formato, quando uma folha cai em apenas uma célula de um módulo fotovoltaico, você vai ter uma queda na sua produção de energia elétrica.
E essa geração vai ser menor em todos os módulos do sistema solar, pois como estão em série, o máximo que eles podem produzir é o mínimo de cada módulo para não gerar cargas diferentes.
Um modo simples de resolver este problema é a utilização de microinversores ou de otimizadores de potência.
A instalação na laje e das caixas da água são as áreas mais comuns, pois são as áreas mais altas e as com a menor probabilidade de ter sombra.
O fator limitando da laje é a área disponível, no entanto, na maioria dos casos a área disponível é suficiente para cobrir os gastos energéticos das áreas comuns.
Então sempre busque um profissional qualificado que faça essa análise que relaciona a área disponível com a sua necessidade energética.
Nós da Sunset Energia utilizamos um software chamado PvSyst para realizar todos os cálculos. Nada é feito a olho ou na ponta do lápis.
As mesmas considerações devem ser levadas para coberturas de estacionamento, quadras, jardins e áreas sociais.
Também é possível, como dito anteriormente, utilizar uma área correlata ao condomínio. O que isso quer dizer?
A área correlata é uma área ao lado do condomínio sem nenhuma construção. Com isso podemos desenvolver um sistema solar fotovoltaico no solo.
As considerações são as mesmas, só temos que utilizar outro parágrafo dentro da Regulamentação Normativa n. 482.
Neste caso podemos criar um empreendimento com múltiplas unidades consumidoras, ou seja, a energia gerada pode ser compartilhada entre todos os moradores e as áreas comuns.
“empreendimento com múltiplas unidades consumidoras: caracterizado pela utilização da energia elétrica de forma independente, no qual cada fração com uso individualizado constitua uma unidade consumidora e as instalações para atendimento das áreas de uso comum constituam uma unidade consumidora distinta, de responsabilidade do condomínio, da administração ou do proprietário do empreendimento, com microgeração ou minigeração distribuída, e desde que as unidades consumidoras estejam localizadas em uma mesma propriedade ou em propriedades contíguas, sendo vedada a utilização de vias públicas, de passagem aérea ou subterrânea e de propriedades de terceiros não integrantes do empreendimento.”
E para finalizar este tópico, também podemos construir uma usina fotovoltaica longe do edifício, porém neste caso a energia elétrica gerada só pode ser distribuída ou para os condôminos ou para a área comum.
Neste último caso, cai na modalidade de geração compartilhada, que neste caso, se faz necessário a criação de uma cooperativa ou consórcio e a usina fotovoltaica estar dentro da área de concessão da distribuidora.
Neste caso, as incorporadoras podem construir uma usina e um consórcio entre as construções e com isso, obtém uma redução do consumo energético de todos as obras em andamento.
Nestas duas últimas modalidades, é necessário fazer um estudo prévio considerando o gasto energético de todos os moradores e da área comum do edifício.
Aqui já vemos enormes vantagens para se investir em energia solar fotovoltaica para o condomínio.
Além de ter uma economia na conta de luz de todos os condôminos, também temos um menor valor no condomínio.
IPTU verde na base da Construção Civil.
Outro ponto a se considerar é sobre o IPTU.
Alguns municípios têm abatimento por algumas ações verdes, portanto se você mora em algum destes locais:
Tiete, Campos do Jordão, Colatina, Araraquara, Goiânia, Americana, Camboriú, Barretos, Ipatinga e Salvador você pode conseguir um desconto de até 100%.
Sempre busca a prefeitura da sua cidade para saber se sua cidade está no caminho da sustentabilidade.
Então além de obter o desconto na energia elétrica é possível reduzir o seu custo com o IPTU.
Aqui são alguns dos pontos que são contemplados no programa de IPTU verde:
- Sistema de Captação de água da chuva e utilização;
- Sistema de reuso de água;
- Sistema de aquecimento hidráulico / elétrico solar;
- Sistema Solar Fotovoltaico;
- Sistema de aproveitamento energético solar;
- Construções com material sustentável;
- Separação e encaminhamento de resíduos sólidos inorgânicos para reciclagem (sistema de coleta seletiva de lixo);
- Plantios de mudas (espécies arbóreas nativas);
- Disposição de áreas verdes de acordo com a extensão total do imóvel;
- Sistema para manutenção de áreas permeáveis;
- Permitir recarga do lençol freático;
- Construção de calçadas ecológicas;
- Arborização no calçamento;
- Instalação de telhado verde;
- Sistema de utilização de energia eólica;
- Material sustentável para obras de construção;
- Lâmpadas de LED.
Mais benefícios para a Construção Civil
Outro ganho é a taxa de vacância do espaço, foi realizado um estudo dizendo que a taxa de vacância é de 15% menor em locais com sistema solar fotovoltaico instalado.
Além disso, o valor do imóvel é maior que um imóvel de mesmo padrão sem o sistema solar fotovoltaico.
Aqui já podemos listar 4 enormes ganhos para este setor. Economia de energia, desconto no IPTU, menor taxa de vacância e um maior valor de venda.
Lembra do estudo da revista Dinheiro, que comentei no começo deste post, dentro todos os ouvidos, 57% deles escolhem pela economia, ou seja, quanto menor o valor do condomínio, melhor para eles.
Além disso, tenha em mente, o quão surpreso seu cliente vai ficar quando você apresentar todas essas diferenças para ele.
Você não acha que ele vai registrar com mais impacto todas essas ações?