Energia Solar Fotovoltaica como Estratégia de Negócio

08/03/2021

Estratégia de Negócio

A energia Solar fotovoltaica está crescendo em ritmo acelerado, mesmo durante toda a pandemia.

Hoje, só no Brasil já temos mais de 500 mil unidades gerando a sua própria energia elétrica.

Melhor dizendo, são mais de 522 mil unidades gerando sua própria energia através de fontes renováveis.

E em potência instalada temos mais de 5 GW, ou seja, muita energia gerando na modalidade de geração distribuída

A própria Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL separa as unidades geradoras da própria energia elétrica em 7 categorias.

As categorias são comerciais, iluminação pública, industrial, poder público, residencial, rural e serviço público.

As 3 categorias que possuem a maior quantidade de unidades consumidoras são as categorias residenciais, comerciais e rurais.

Em questão de unidades consumidoras existem 4 vezes mais instalações em imóveis residenciais que a segunda colocada que são os prédios comerciais.

Porém se levarmos em consideração a potência instalada temos um empate técnico.

As unidades comerciais totalizam uma potência de 1.911 MW e as Residenciais 1.913 MW.

Então por mais que existam mais de 4x mais instalações em imóveis residenciais os comércios são os que instalam grandes sistemas de geração de energia.

Hoje as unidades residenciais instalam, em média, um sistema de 6,31 kW e as unidades comerciais instalam sistemas de 28,5 kW de potência instalada.

E você já ouviu falar em ESG?

A sigla ESG vem do inglês Environment, Social e Governance que representa Meio Ambiente, social e governança corporativa.

É o novo temo para Sustentabilidade, que a meu ver deixa mais claro o conceito e os temas relevantes.

E hoje os novos consumidores estão cada dia mais preocupados com toda essa sopa de letrinhas.

A IBM divulga estudos relativos a tendências globais de consumo e no último estudo revela que empresas sustentáveis estão saindo na frente.

São ações estratégicas para criar valor e para entrega para os clientes.

Hoje em média 70% dos compradores pagam 35% a mais para produtos ou serviços sustentáveis

E 57% deles estão dispostos a mudar seus hábitos para adquirir os produtos com menor impacto negativo.

E o grande público são os públicos com faixa entre 18 e 35 anos, ou seja, o público que vai liderar o consumo por um longo tempo.

E ao mesmo tempo que são os mais conectados que optam por esse tipo de produto, são eles também que possuem mais informações.

Por este motivo, 79% do público que participou da pesquisa afirma que selos ou certificações que autentiquem o produto/serviço faz diferença.

Começa a fazer sentido que todas essas ações são movimentos estratégicos da empresa?

Porém cuidado para não cair no famoso GreenWashing, seja o mais transparente possível.

Ah e greenwashing é um termo relacionado a falar que está fazendo algo para diminuir seu impacto, mas só fica marketing mesmo.

E o que a energia solar fotovoltaica tem a ver com isso?

A Energia Solar Fotovoltaica tem tudo a ver com ESG e com impacto positivo no meio ambiente e na sociedade.

Hoje, como você já deve saber, estamos vivendo na pele os efeitos das mudanças climáticas todos os dias.

Só para se ter uma ideia hoje emitimos o equivalente a 500.000 bombas nucleares de energia todos os dias na nossa atmosfera.

E grande parte de toda essa energia que liberamos está relacionado a geração de energia elétrica.

Para ser mais exato a geração de energia elétrica é responsável por 25% de toda emissão de gases do efeito estufa.

E muito porque grande parte da geração de energia no mundo é através das termoelétricas.

No Brasil a energia elétrica é responsável por cerca de 17% de toda nossa emissão de gases do efeito estufa.

Sim, por mais que nossa matriz energética pareça ser limpa, ainda emitimos boa parte do total de emissões através da geração de energia elétrica.

Para ajudar a diminuir toda essa pegada de carbono a energia solar fotovoltaica é uma ótima aliada.

A Energia Solar Fotovoltaica é uma das fontes de geração de energia com menor impacto ambiental.

Lembrando que todas as fontes de energia, de alguma forma causam algum impacto ambiental negativo.

A grande diferença é que durante a geração o impacto negativo é quase zero e o pós uso, cerca de 90% de todo sistema pode ser reciclado.

Outra grande característica importante é que a cada R$ 1,00 investido em energia elétrica R$ 3,00 retornam para a sociedade.

E aqui vou listar como esse retorno acontece.

  1. Arrecadação do governo
  2. Geração de novos empregos e renda
  3. Investimento em negócios e projetos
  4. Investimento em pesquisa e desenvolvimento
  5. E muitos outros retornos indiretos relacionados a energia solar fotovoltaica.

Tudo isso sem contar todo retorno financeiro que a geração própria de energia traz para proprietário da usina.

Você congela o custo de energia elétrica pelos próximos 25 anos e não sofre com bandeira tarifária.

Longa vida útil, baixa manutenção e não sofre mais com reajustes tarifários.

A energia Solar Fotovoltaica é incrível, não é mesmo? E uma ótima estratégia, concorda?

E você viu como pode trazer enormes diferenciais para você e para o seu negócio?

Gostou, compartilhe esse blog e deixe que mais pessoas conheçam sobre os grandes diferenciais da Energia Solar Fotovoltaica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *